sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Elecciones en Argentina - calles de Buenos Aires



Elecciones en Argentina.

Buenos Aires vive dias eleitorais. Para deputados e senadores. Como toda cidade, poderia estar imunda. E até deve ficar, sobretudo nos próximos dias, com a chegada da hora de votação. Impressionou-me, porém, como uma cidade decadente (infelizmente, embora tenha ótimo padrão para se viver), conseguiu se manter relativamente limpa da sujeira eleitoral. Santinhos, placas, cavaletes... Não me incomodaram tanto.

Para ser mais justo, como manteve o centro e as regiões mais agitadas (bairros turísticos) com aspecto relativamente menos imundo do que as nossas metrópoles durante campanhas eleitorais.



Em tempo, Bs As está a cada ano com calçadas mais esburacadas, tem mais trapaceiros e malandros a enganar estrangeiros, notícias de violência que aumentam na mesma medida em que o peso argentino se desvaloriza, pedintes, acidentes no sistema público de transportes...

Estive em lá dezembro de 2012 e no fim de semana passado. Notei algumas mudanças: composições novas na Linha A do Subte (o metrô que tinha carros centenários de madeira), campanhas de limpeza urbana (Jugá Limpio) da administração da CABA. E a mais impactante: um corredor exclusivo de ônibus BRT na Avenida 9 de Julho. Sim, é ótimo para o transporte, mas teve um horroroso impacto urbanístico n principal das grandes avenidas latino-americanas. Mudou para pior a paisagem.


Há também uma série de canteiros de obras viárias na cidade. Perguntei a um taxista o motivo, o que achava das obras. Ele disse que era só por causa da eleição. E que depois desse período, voltaria ao normal. Tudo parado.

A relação dos argentinos e buenairenses com a política é muito mais pulsante que a nossa. Os comitês de partidos se espalham pela cidade, principalmente nos arredores do Congreso de La Nacíon, região onde me hospedei.



Curiosidades: Eles também têm um partido chamado Rede, como o que Marina Silva fundou e tenta registrar na Justiça Eleitoral. É o Partido de La Red, com proposta de mobilização pela internet, que levou um cavalo de Troia para a frente do parlamento nesses dias.

Também possuem um PSOL e um Solidariedade, mas ao mesmo tempo: é o Partido Solidario, PSOL na sigla oficial.

E vejam a foto abaixo de como fazem propaganda eleitoral por lá com cartazes colados até em lixeiras. Fosse aqui, não era preciso dizer que os políticos estavam querendo colar sua imagem ao lugar certo.







P.S.: Já a propaganda de prostitutas, aqueles papéis quadradinhos aqui colados em orelhões, lá são grudados em lojas, postes, bancas de jornais e revistas... Não apurei (estava de folga! rs) se eles possuem alguma lei como a Cidade Limpa, de São Paulo.

(fotos e texto Felipe Frazão, de Bs As)

4 comentários:

  1. Olá meu caro, dei boas risadas aqui com a lixeira e os políticos. Belo blog. Também estive em BUA há pouco tempo. Bela cidade. Pena a economia estar tão fragilizada. Abracos. Felipe Siston

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, camarada! Nunca é demais dar uma passadinha por lá. Dessa vez levei minha camereta. Os preços estão meio inflacionados, e a cidade mais abatida... Pena. Abs!

      Excluir
  2. Po Fraza. Colocou o lide no pé? rsrsrs. Brincadeira. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tosqueira, nem precisa procurar. Eles caem sobre você. Abs

      Excluir

Volte sempre e comente ainda mais!